terça-feira, 18 de setembro de 2012

Por Quanto Tempo o Dólar Manterá o Status de Moeda de Reserva?

Por rcesar
Escrito por Ron Paul, publicado no SAFEHAVEN:


"Nós sempre ouvimos a imprensa se referir ao dólar estadunidense como a “moeda de reserva mundial”, dando a entender que o dólar sempre manterá seu valor numa economia sempre dinâmica. Mas essa é uma suposição errada e perigosa.
Desde 15 de Agosto de 1971, quando Nixon acabou com a paridade ouro/dólar e se recusou a pagar qualquer uma das 280 milhões de onças (31 gramas) de ouro, o dólar estadunidense vem operando totalmente sem lastro. Isso significa que o dólar se tornou um artigo de fé na contínua estabilidade e poder do governo norte americano.

Na realidade, nós declaramos nossa insolvência em 1971. Todos reconheceram que algum outro sistema monetário teria que ser criado para trazer estabilidade aos mercados.
Surpreendentemente, um novo sistema foi criado que permitiu os EUA operarem a impressora da moeda de reserva mundial sem qualquer restrição, nem mesmo uma pretensão de conversibilidade do ouro! Percebendo que o mundo estava embarcando em algo novo e incompreensível, a elite controladora do dinheiro, com um forte suporte das autoridades dos EUA, criaram um acordo com a OPEP na década de 70 para cotar o petróleo exclusivamente em dólares. Isso deu ao dólar um lugar especial entre as moedas mundiais e na essência lastreou o dólar em petróleo.

Em contrapartida, os EUA se comprometeram em proteger os vários reinos ricos em petróleo do golfo pérsico contra a ameaça de uma invasão ou golpe interno. Esse acordo ajudou a disparar movimentos radicais islâmicos entre aqueles que se ressentiam da nossa influência na região. Esse acordo também deu ao dólar uma força artificial com tremendos benefícios financeiros para os EUA. Isso nos permitiu exportar nossa inflação através da compra do petróleo e outros produtos com um grande desconto enquanto o dólar prosperava.

Em 2003, no entanto, o Irã começou a cotar o seu petróleo em Euros para o mercado asiático e europeu. O governo iraniano abriu em 2008 uma “bolsa de petróleo” na ilha de Kish no golfo pérsico com o propósito de comercializar petróleo em euro e em outras moedas. Em 2009 o Irã não tinha mais nenhuma transação com petróleo em dólar. Essas ações do segundo maior produtor de petróleo da OPEP criou uma ameaça direta a continuidade do dólar como moeda internacional de reserva, uma ameaça que parcialmente explica nossa hostilidade para com Teerã.

Enquanto a erosão do nosso acordo “petrodólar” com a OPEP certamente ameaça o status do dólar no oriente médio, uma ameaça maior surge no extremo leste. Nossos maiores benfeitores dos últimos 20 anos – Bancos Centrais asiáticos – perderam seu apetite por dólares. China, Japão e a Ásia em geral eram muito felizes por terem instrumentos da dívida americana, mas eles não vão promover nossos hábitos de consumo para sempre. Bancos Centrais estrangeiros entendem que os líderes americanos não tem a disciplina para manter uma moeda estável.

Se agirmos agora para substituir o sistema sem lastro do dólar por um sistema estável lastreado em metais preciosos ou comodities, o dólar pode reaver seu status de reserva de valor segura perante outras moedas. Se não, o resto do mundo vai abandonar o dólar.
Tanto o congresso como os consumidores americanos vão finalmente experimentar uma maior custo para pegar dinheiro emprestado. Lembre-se, nossa economia de consumo é baseada no desejo de estrangeiros em adquirir dívida dos EUA. Nós teremos uma total reorganização da economia mundial se o governo federal não puder mais imprimir dinheiro, tomar empréstimo e gastar dinheiro num ritmo que satisfaça seu apetite sem fim."

Na realidade os outros países já perceberam que manter o dólar como moeda de referência é o caminho para o colapso, mas infelizmente não há uma outra moeda que possa substituir o dólar hoje. As medidas para abandonar o dólar como moeda de referência já começaram, isso já é um processo sem volta, mas será um processo muito lento.

Como disse Ron Paul, o dólar é hoje lastreado pelo petróleo. Não que os EUA produzam suficiente petróleo para lastrear sua moeda, muito pelo contrário: os EUA são os maiores consumidores de petróleo do mundo. O lastreamento é baseado na “imposição” dos EUA em que os petróleo continue sendo cotado em dólar e aqueles que tentarem desafiar essa imposição sofrerão embargos ou até invasões militares.
Os EUA hoje importam petróleo praticamente sem custo, precisando apenas imprimir as verdinhas. O fim do dólar como moeda internacional de referência significaria que os EUA teriam que produzir alguma coisa para trocar por petróleo. Além disso, os trilhões de dólares em posse dos Bancos Centrais estrangeiros e grandes investidores voltariam para os EUA fazendo a inflação explodir. Na realidade, o fim do dólar como moeda de referência significaria uma redução brutal no padrão de vida americano.

http://rcesar.net/2012/09/por-quanto-tempo-o-dolar-mantera-o-status-de-moeda-de-reserva/

Nenhum comentário:

Postar um comentário