domingo, 30 de setembro de 2012

China começa a vender petróleo usando o Yuan

Em 11 de setembro, o Pastor Lindsey Williams, ex-ministro das companhias de petróleo globais, durante a construção do oleoduto do Alasca, anunciou o evento mais significativo que afetara o dólar desde sua criação como moeda. Pela primeira vez desde os anos 70, quando Henry Kissenger forjou um acordo de comércio com a Casa Real de Saud para vender petróleo usando apenas dólares americanos, a China anunciou sua intenção de ignorar o dólar para os consumidores mundiais de petróleo e começar a vender a mercadoria usando sua própria moeda.

Lindsey Williams: " O dia mais significante na história do dólar americano, desde sua criação, aconteceu nesta quinta-feira, 6 de setembro. Nesse dia, aconteceu algo que irá afetar sua vida, sua família e sua mesa de jantar mais do que você possa possivelmente imaginar."
"Na quinta-feira, 6 de setembro... apenas há alguns dias, a China fez seu anúncio oficial. A China disse que, nesse dia, 'nosso sistema bancário está pronto, todos nossos sistemas de comunicação estão prontos, todos os sistemas de transferências estão prontos, e que a partir desse dia, quinta-feira, 6 de setembro, qualquer nação no mundo que deseje desse momento em diante, comprar, vender, ou negociar pretróleo bruto, pode-o fazer usando a moeda chinesa, não o dólar americano'."
- Entrevista com Natty Bumpo no Just Measures Radio Network, 11 de setembro.
Esse anúncio feito pela China é uma das mudanças mais radicais no sistema econômico global e monetário, mas mal foi relatado em vista do anúncio ter ocorrido durante a convenção do Partido Democrata na última semana. As ramificações dessa nova ação são vastas, e poderiam muito bem ser o catalizador que põe abaixo o dólar como moeda de referência global, e muda todo o cenário de como o mundo adquire energia.

Ironicamente, desde 6 de setembro, o dólar caiu de 81.467 no índice para o preço atual (12 de setembro) de 79,73. Enquanto analistas se focarão nas ações que tomam lugar na zona do euro, e esperarão aliviar os sinais da Reserva Federal, na quinta em relação à queda do dólar, não é coincidência que o dólar começou a perder força no mesmo dia do anúncio da China.
Desde que a China não é uma nação produtora natural de petróleo, a questão que a maioria das pessoas farão é “como que o poder econômico asiático teria petróleo suficiente para afetar à hegemonia do dólar?” Essa questão também foi respondida por Lindsey Williams quando apontou um novo acordo comercial que foi assinado no dia 7 de setembro entre a China e Rússia, no qual a Federação Russa concorda em vender petróleo para a China em qualquer quantidade que for desejada.

Lindsey Williams: "Isso nunca ocorreu na história do petróleo bruto. Desde que o petróleo bruto se tornou a força motivadora por detrás de nossa economia, tudo em nossas vidas gira em torno do petróleo bruto. E desde que o petróleo se tornou o fator motivante por trás de nossa economia... jamais foi vendido, comprado, negociado, em qualquer país do mundo, sem que fosse usado o dólar americano." - Entrevista com Natty Bumpo no Just Measures Radio Network, 11 de setembro.

As ações dos dois adversários mais poderosos da economia dos EUA e de seu império, agora se juntaram para fazer um movimento de ataque à fortaleza econômica primária que mantém a América como o mais poderoso superpoder econômico. Uma vez que a maioria do mundo começar a ignorar o dólar, e adquirir petróleo usando outras moedas, então todo o peso de nossa dívida e de nossa diminuída estrutura de manufatura irá desabar sobre o povo americano.
Esse novo acordo entre Rússia e China possui também sérias ramificações em relação ao Irã e ao resto do Oriente Médio. Não mais as sanções dos EUA contra o Irã terão um efeito mensurável, já que ele poderá simplesmente optar por vender seu petróleo à China, recebendo Yuan como retorno, e usar essa mesma moeda para negociar recursos necessários para sustentar sua economia e programas nucleares.

O mundo mudou na última semana, e sem que uma palavra tenha sido dita por Wall Street ou pelos políticos que se deleitaram com a sua própria grandeza enquanto esse fato ocorria durante as convenções partidárias. Um grande golpe foi desferido em 6 de setembro contra o império americano, e contra o poder do dólar americano como moeda de reserva mundial. E a China, com a Rússia, estão agora com o objetivo de se tornar os controladores da energia e, assim, controladores da nova petro-moeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário