segunda-feira, 8 de outubro de 2012

13 Estados norte-americanos tramitam projetos de lei com a finalidade de reconhecer o ouro e a prata como moedas legítimas


Os processos legislativos estão acontecendo nos estados do Colorado, Georgia, Montana, Missouri, Indiana, Iowa, New Hampshire, Oklahoma, Carolina do Sul, Tennessee, Vermont e
Washington.

A razão pela qual esses estados estão tomando tal providência não é tão difícil de adivinhar: após quase oitenta anos de corridas quase ininterruptas de desvalorizações cambiais, o modelo keynesiano de moeda abstrata está virando farelo, e agora num passo acelerado. O processo contínuo de endividamento estatal adiado ao máximo pela possibilidade desimpedida de imprimir papel moeda a partir do literalmente nada está por encerrar um ciclo de empobrecimento mundial generalizado.

Para os legisladores que estão propondo moedas emitidas pelo estado, isso significa que o ouro e a prata representa uma maior estabilidade, disse Edwin Vieira, o defensor da moeda alternativa e advogado especializado em Direito Constitucional. E desde que o ouro tem se tornado exponencialmente mais valioso, enquanto que o dólar continua a perder terreno, a possibilidade tornou-se cada vez mais atraente para os legisladores estaduais, disse ele.

Utah se tornou o primeiro Estado a introduzir sua própria moeda em ouro quando o governador Gary Herbert assinou um projeto de lei em março passado que reconheceu moedas de ouro e prata emitidas pela Casa da Moeda dos EUA como uma forma legal de pagamento. Segundo a lei, as moedas - são tratadas da mesma forma que os dólares americanos para efeitos fiscais, eliminando os impostos sobre ganhos de capital.

Na Carolina do Sul o Deputado republicano Mike Pitts propôs um sistema monetário que permita que as pessoas usem qualquer tipo de moeda de prata ou ouro.
Representantes republicanos do estado de Washington seguiram em janeiro, a introdução de um projeto de lei que permitiria também que todas as moedas de ouro e prata sejam consideradas moeda legal (legal tender). Minnesota, Iowa, Geórgia, Idaho e Indiana também estão considerando propostas semelhantes.

O futuro da moeda dos EUA: As propostas dos estados foram ganhando força entre os Tea partyers e republicanos, muitos dos quais também endossam um retorno de âmbito nacional ao padrão-ouro, o que exigiria do dólar dos EUA a ser lastreado 100% por reservas de ouro.
O congressista Ron Paul está patrocinando o "Ato de livre concorrência da moeda", que permitirá aos estados apresentarem suas próprias moedas. O também congressista Newt Gingrich está formando uma comissão para analisar como o país pode voltar ao padrão-ouro.

http://money.cnn.com/2012/02/03/pf/states_currencies/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário